Google+

26 de fev de 2013

Por que fazer terapia?

Temos conteúdos, crenças e convicções que muitas vezes não representam a verdadeira essência das coisas e, sendo assim, dificultam a percepção de nós mesmos e do mundo que nos cerca.
Na grande maioria das vezes, não nos damos conta de que nossas emoções estão sendo originadas da forma pela qual pensamos sobre determinadas situações. A psicoterapia, em especial a cognitiva, proporciona uma revisão dos conceitos e possíveis falsas crenças que estão ocasionando pensamentos disfuncionais que por sua vez resultam em comportamentos desadaptados. Na relação psicoterápica, cliente e terapeuta trabalham para trazer à tona, examinar e, se necessário, ressignificar crenças e conceitos, de modo a possibilitar que o indivíduo deixe de ser refém destas crenças e assuma o controle da forma como irá reagir às demandas de seu cotidiano.
O auto conhecimento obtido na psicoterapia leva a pensar diferente, e pensar diferente, de forma mais clara e realista,  leva a comportamentos diferentes, mais adaptados e eficientes.